Tomografia de coerência óptica

O tomógrafo de coerência óptica é um moderno equipamento que permite a realização de cortes transversais da retina, do nervo óptico e da córnea, gerando imagens tomográficas de alta resolução, com alto grau de reprodutibilidade. É especialmente útil para aplicações diagnósticas oftalmológicas devido ao fácil acesso óptico às estruturas do segmento posterior do olho.

A imagem produzida é resultante de um corte transversal tecidual, com resolução que se aproxima à microscopia de luz, sem requerer biópsia cirúrgica, que denominamos de "biópsia óptica".

A Tomografia de Coerência Óptica é um método diagnóstico para avaliar inúmeras doenças da retina e do disco óptico. Dentre as doenças da retina, podem ser melhor avaliadas aquelas que afetam a mácula como: Maculopatia diabética, Membrana epi-retiniana, Buraco Macular e Degeneração macular relacionada à idade.

No glaucoma, a Tomografia de Coerência Óptica é um excelente método de avaliação do disco óptico e da camada de fibras nervosas. O resultado do exame é avaliado imediatamente e entregue ao paciente na mesma hora. O CPO, possui equipamento de excelente precisão para os diagnósticos do OCT.

ORIENTAÇÕES

- Não há necessidade de jejum;
- Dilatação da pupila de ambos os olhos, com embaçamento visual duradouro (em média, de 4 a 8 horas de duração);
- Sugerido a presença de acompanhante maior de 18 anos;
- O procedimento é indolor e dura de 10 a 20 minutos. Não há contato de instrumentos com o olho do paciente nem necessidade de injeção de contraste na veia.